Cidade realizou o 1º Fórum sobre o assunto, com a presença de membros da sociedade civil e do poder público
O 1º Fórum Municipal sobre Álcool e Drogas foi realizado em Barretos nesta semana, reunindo mais de 80 participantes. Representantes da sociedade civil e do poder público debateram os desafios encontrados no dia a dia e as possibilidades de avanço em uma ação integrada para enfrentamento, diante da realidade atual.
A secretária municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, Vitória Saretta, agradeceu as presenças e destacou ser um momento muito importante para o município. “Não fazemos nada sozinhos, mas se estivermos juntos em um trabalho árduo, alcançamos resultados. Sabemos da importância desse trabalho e estamos com pessoas engajadas, portanto, deste fórum sairão propostas para um trabalho muito fortalecido”, destacou.
Cláudio Rogerio Pereira, presidente do Conselho Municipal para Assuntos Sobre Drogas (COMAD), ressaltou a necessidade de articulação entre a rede. “Juntos poderemos realmente fazer a mudança, com propostas de transformação no nosso município. Precisamos de um centro de gerenciamento, em que vamos trabalhar a família, vamos trabalhar cada situação, articular com a rede”, ressaltou Cláudio, reforçando a importância de a pessoa assistida ter um prontuário único entre os vários serviços que compõem a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) e mencionando ainda o intuito de se estabelecer para o próximo ano o Plano Municipal de Ações para Redução da Demanda as Drogas.
O psicólogo Felipe Ortolani, integrante da comissão organizadora do fórum, destacou o objetivo de facilitar a construção de um trabalho integrado. “Entendemos as angústias e dificuldades de todos os setores hoje presentes, portanto, esse é nosso primeiro passo: mobilizar, escutar, conhecer-nos, conectar-nos e, juntos, construir a nossa rede fortalecida e estruturada”, afirmou, reforçando a proposta de uma comunidade virtual.
“Álcool e Drogas é um problema múltiplo. Está em todos os lugares e não vai se resolver, mas precisa de ação constante. Já houve avanços, mas ainda temos pontas a ajustar, como a prevenção”, ressaltou a psicóloga e coordenadora do Ambulatório de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde de Barretos, Camila Ferreira de Avila, reforçando a preocupação com o uso por adolescentes.
A psicóloga destacou a importância da aproximação entre diferentes setores em busca de entender a realidade de Álcool e Drogas. Ela enalteceu a disponibilidade do poder público em ouvir, destacou a importância da Polícia e da Ronda estarem se aproximando para participar desse debate, uma vez que Álcool e Drogas é uma questão relacionada à saúde, que vai além de repressão. A coordenadora mencionou também a necessidade de se vencer entraves na comunicação com o judiciário.
Camila falou sobre o trabalho importante desenvolvido por diferentes serviços de saúde, como atenção primária, ambulatório, CAPS, SAMU e UPA, destacando avanços na integração de informações na Saúde, e enfatizou a importância dessa integração ocorrer também com outros serviços, também essenciais nessa prestação de atendimentos.
Cabo Iara de Carvalho Alves, instrutora do Proerd em Barretos, mencionou o bom acolhimento que o projeto recebe nas escolas e ressaltou seu intuito de ampliar para diferentes anos do Ensino Fundamental e para o Ensino Médio. “O nosso trabalho passa pela prevenção, pelo tratamento e participamos também da fiscalização de clínicas, junto com a Vigilância Sanitária, com muitos órgãos envolvidos. Por isso, estou confiante e acredito que vai dar muito certo”, afirmou.
Ao longo do evento, também foi citada a Casa da Juventude, como importante instrumento para Barretos nos últimos anos, desde sua inauguração em 2022, oferecendo formação e novas oportunidades para os jovens. O fórum contou com a participação de representantes do CREAS, CRAS, Casa da Juventude, Casa da Mulher, entre outros integrantes das Secretarias Municipais da Assistência Social e Desenvolvimento Humano; da Saúde e da Educação de Barretos e, ainda, do setor de psiquiatria da Santa Casa de Misericórdia de Barretos e da Secretaria Municipal de Saúde de Olímpia, além de professores e estudantes.
Entre os presentes no fórum, realizado no IFSP na quarta-feira, dia 4, estiveram ainda o vice-prefeito eleito, Mussa Calil Neto; o secretário municipal de Comunicação e vereador eleito, Itamar Alves; a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico & Inovação, Juliana Luciano, além de Juliana Adão, que deve assumir a pasta da Assistência em 2025. Os participantes ressaltaram a intenção de que a articulação e discussão ocorram de forma permanente e de que o fórum tenha uma edição presencial todos os anos.
Fonte: Prefeitura Municipal de Barretos
Add a Comment