006f52e9102a8d3be2fe5614f42ba989

Barretos forma 56 alunos na 2ª turma do Projeto Samuzinho

A cerimônia, realizada neste sábado, 7, contou com a presença da prefeita Paula Lemos e com simulações sobre o conteúdo apreendido, realizadas pelos agentes mirins

A Prefeitura da Estância de Barretos, em uma ação integrada entre as Secretarias Municipais de Saúde e da Educação, realizou neste sábado, 7, a cerimônia de formatura dos 56 alunos do Projeto Samuzinho. Além de receber o certificado, os alunos realizaram apresentações com simulações de socorro em situações de emergência. Os participantes do Projeto são alunos do 5º ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino e do Colégio Barretos, uma vez que este ano as escolas particulares também foram convidadas. Ao longo deste semestre, os 56 alunos tiveram aulas teóricas e práticas quinzenais, aos sábados, tornando-se agentes mirins, ao aprenderem como agir em diferentes situações de emergência.

“As pessoas muitas vezes desconhecem a grandeza do SAMU e, com esse Projeto, o SAMU está cumprindo muito bem mais um de seus papéis, o de formar multiplicadores. Nesta gestão, deixamos alguns legados para a saúde, com a inauguração do Novo Postão e de três UBSs. E tenho certeza que o Projeto Samuzinho também é um importante legado que deixamos para a nossa população”, destacou a prefeita Paula Lemos.

A chefe do Executivo lembrou que, embora a primeira turma do Projeto Samuzinho tenha sido a de 2024, os primeiros passos para a idealização desse projeto começaram muito antes. “A partir dos diálogos que eu tinha com o dr. Thalles Olivi, quando éramos vereadores juntos há 12 anos, compreendi a relevância do Samuzinho para contribuir no tempo resposta, tão importante para salvar vidas, e então este projeto passou a constar do meu plano de governo”, ressaltou. Paula agradeceu a todos que contribuíram para a idealização do Projeto, também à enfermeira Aline e à médica Flávia pela ação direta com os alunos, nas aulas; agradeceu aos pais, pelo empenho em manterem seus filhos no Projeto, e a todos os médicos e professores da rede municipal, destacando a competência e dedicação dos profissionais.

“Agradeço ao SAMU por receberem os nossos alunos no Samuzinho e também pelas instruções de primeiros socorros aos profissionais, dentro das escolas. Desde a Educação Infantil até o Fundamental II, há uma preocupação diária em tornar os espaços escolares locais mais seguros, mas ainda há muito a se ensinar, a se aprender. Aquilo que deu certo, veio para ficar e, por isso, tenho certeza que o Samuzinho vai continuar”, destacou a secretária municipal de Educação, Jéssica Maria dos Santos, reiterando agradecimentos a vários segmentos.

“Eu gostaria muito de, quando criança, ter aprendido o que os filhos de vocês aprenderam. Talvez, se eu tivesse aprendido isso, hoje a minha irmã estaria viva. Eu não soube dar os primeiros para ela, mas os filhos de vocês saberão salvar as vidas deles, salvar as vidas de vocês e as vidas de todos aqueles que cruzarem o caminho”, concluiu Jéssica, direcionando sua fala aos pais dos formandos.

“Esperamos que essas crianças possam levar esses aprendizados para casa, para os outros integrantes do colégio, compartilhando um pouco do nosso trabalho por onde elas passarem. Hoje elas saem daqui mais experientes e em algum momento da vida poderão ajudar o próximo com esses conhecimentos. Quem sabe algumas desenvolvam o amor à profissão e possam, no futuro, trabalhar conosco, seja como telefonista, rádio-operador, técnico de enfermagem, enfermeiro ou médico”, enfatizou o dr. Guilherme Spina da Rocha, coordenador do SAMU Barretos.

“É muito gratificante fazer parte desse Projeto. É importante também que essas crianças saem hoje sabendo a função do SAMU, como funciona a organização desse serviço. Saem com uma responsabilidade coletiva, também passando a mensagem para outras pessoas sobre o prejuízo que um trote pode causar”, destacou a dra. Flávia da Cunha Monteiro de Barros, médica socorrista do SAMU e instrutora do Samuzinho.

“Esses 56 alunos foram guerreiros, e os pais também. Reforço meus agradecimentos à dedicação de cada aluno às aulas e dos pais em levá-los”, ressaltou a enfermeira Aline Cristina Pereira de Almeida, coordenadora do Núcleo de Educação em Urgência (NEU) do SAMU.

Representantes do Controle de Vetores do Município também estiveram presentes na formatura. O setor é responsável por um dos módulos do curso, em que é reforçada a contribuição que se dá para salvar vidas ao eliminar água parada, impedindo que o Aedes aegypti – transmissor da dengue, chikungunya e Zika – se reproduza.

Supervisores e professores da Rede Municipal de Educação também estiveram presentes, além do prefeito eleito, Odair Silva, e da representante das escolas particulares no evento, Lúcia Aparecida Parreira, coordenadora pedagógica do Colégio Barretos.

Fonte: Prefeitura Municipal de Barretos

Fotos: Tininho Jr.

Tags: No tags

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *