Exposições, ações de beleza e bem-estar, exibição de documentários e rodas de conversa estão entre as atividades desenvolvidas até o final do mês
Barretos celebrou nesta quarta-feira, 20 de novembro, o Dia Nacional da Consciência Negra. Ao longo de todo o mês e em especial nesta semana, exibições de documentários, rodas de conversa, palestras, entre outras atividades marcam a data no município. Até sexta-feira, 22, está aberta, na Casa Afro Brasil “Álvaro de Oliveira”, a exposição “Personalidades Negras”, com visitação em dias úteis das 9 às 16 horas. Desde o início do mês, estudantes de diversas escolas passaram pela exposição, aberta para toda a população.
Na quinta-feira, 21, haverá programação em conjunto com a Casa da Mulher Paulista e outras organizações parceiras. Será o “Dia de rosa e lilás”, com ações de beleza e bem-estar, palestras de incentivo ao empreendedorismo, entre outras atividades. No local, também estão abertas até o fim de dezembro as exposições “Além do Olhos de Dandara”, da artista plástica Daiana Lacerda, e “Acrósticos de Lutas”, da compositora Elvira Ramos.
A Casa Afro Brasil “Álvaro de Oliveira” está localizada na rua Clarice das Dores Rodrigues, n.300, ao lado da Casa da Mulher Paulista, no bairro Novo Jóquei. Abaixo, confira o cronograma da programação desenvolvida até o fim do mês em diferentes pontos da cidade.
Sobre a data
20 de novembro foi escolhido para celebrar o Dia Nacional da Consciência Negra em homenagem à morte de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares, um dos maiores quilombos da história do Brasil e símbolo da luta pela liberdade e pelos direitos dos negros. No ano passado, foi aprovada a Lei 14.759/23, tornando essa data feriado nacional: Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.
Zumbi dos Palmares foi um importante líder de resistência à escravidão no Brasil colonial. Sua morte, em 1695, marcou o fim da resistência organizada dos quilombolas contra o domínio colonial português. O Dia da Consciência Negra, portanto, tem o objetivo de refletir sobre a luta contra o racismo, a valorização da cultura afro-brasileira e o reconhecimento da contribuição dos negros na formação da sociedade brasileira.
A data foi instituída oficialmente em 2003, entretanto, a luta pela inclusão e igualdade racial no Brasil é bem mais antiga, com movimentos sociais e culturais promovendo a valorização da cultura negra há séculos.
Em 22 de novembro de 2022 foi inaugurada em Barretos a primeira Casa Afro Brasil do Estado. Francisco Salviano Miranda (Tico), coordenador da unidade e da Coordenadoria Municipal de Politicas Publicas de Igualdade Racial, destaca que o Dia da Consciência Negra é um dia de reflexão, mas também uma oportunidade para o Brasil.
A programação da Consciência Negra se estende até o final do mês, em diferentes pontos da cidade:
22 de novembro
Coletivo Afro Arts – Exibição do documentário Espiritualidade e Comunidade
19h – na Casa Afro Brasil
Palestra de Daiana Lacerda e da equipe da Casa da Mulher Paulista
19h – na Escola Paulina Nunes de Morais
23 de novembro
Grupo São Gonçalo: “Festa de São Gonçalo”
19h – no Ponto de cultura Euri Silva (anexo do CSU)
26 de novembro
Palestra “A importância da independência financeira na quebra do ciclo de violência doméstica”
20h – no Senac, com Ana Paula e Taciana Nunes
27 de novembro
Palestra “A importância do Movimento Negro na cidade de Barretos: como tudo começou”
19h30 – no Instituto Mark’s
28 de novembro
Live “Resenha” – Coletiva Kilombo de Rainhas
19h30 – no Instagram @casoafrobarretos, com Ana Paula e Elisa Fonseca Souza
30 de novembro
Prêmio zumbi dos Palmares
19h30 – no Aruanda Brasil
Fonte: Prefeitura Municipal de Barretos
Add a Comment